Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.2/5 (12 votos)

ONLINE
1

Partilhe esta Página

Aula 01- A Ascensão de Salomão e a contrução do te
Aula 01- A Ascensão de Salomão e a contrução do te

A Ascensão de Salomão e a construção do templo

A ASCENSÃO DE SALOMÃO E A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

 

1 aula escola Dominical 4 de julho de 2021 jd liberdade cuiabá

Introdução:

 

Salomão significa homem de paz (shalon) em hebraico. ele foi o segundo filho de Davi com Bateseba e o terceiro rei de Israel sob o reino unido. após uma pertubada historia de adulterio e assassinato protagonizada por Davi e morte do seu primeiro filho como consequencia do duplo pecado, Salomão foi filho que lhe sucedeu no trono. Isso demonstra a Grande misericórdia de Deus ao permitir que o mesmo como fruto de uma união questionável, após sofrer as consequências de seus ato, Deus concedeu a Davi a imensurável graça de poder conduzir o seu filho Salomão ao trono. o 

Profeta, Natã, e por um Sacerdote chamado Zadoque (1 Rs 1.34).

 

Tramas Dramáticos 

Davi sofreu com seus filhos por causa da consequência de seus pecados sua figura paterna e a sua dificuldade em lidar com a educação adequada dos filhos (1 Rs 1.6) especialmente porque, na cultura patriarcal, da qual Davi e oriundo, eram a mãe e os criados que normalmente cuidavam dos filhos.

 

Davi teve vários problemas com seus filhos:

 

1-  incesto com Amnon com tamar (2Sm 13.28,29) 

2- A vingança de Absalão matando Amnom ( 2 Sm  13.28,29), pois Davi não fez nada com com Amnom a não ser ficar irado( 1 Sm 13.25,26,37, 14.24,32,33).

3- o golpe de estado aplicado por Absalão (2 Sm 1532-6,10,12-14), 

4- e a tentativa de de golpe para torna-se  rei feito por Adonias (1 Rs 1.5)

 

Davi velho 

Agora Davi está velho, o Reino à mercê, e ele não tomava a decisão de apontar um sucessor, por isso foi preciso ajuda do profeta Natã e da mãe de Salomão para que Davi tomasse as providências para a sua coroação. Por tanto a, a condução de Salomão ao trono foi antecedida por lutas políticas e morte de alguns dos filhos de Davi- um ato que custou vidas humanas - o, que poderia trazer muitas dificuldades para Salomão. Porém como seu próprio nome Salomão significa, o seu reinado foi pacifico, 

 

Salomão Matou seu irmão

Embora tivesse que matar o seu irmão  Adonias e destruir o sacerdote Abiatar por ter participado da conspiração de Adonias (1 Rs 2.26,27,35) Matar o antigo general do exército de Davi, Joabe pelo mesmo motivo (2 Rs 2.29-34) e matar também simei que se voltará contra seu pai,Davi (1 Rs 2.46). Dessa forma o seu reino encontrou paz e solidez.

 

Morte de Davi.

Aṕos a morte de Davi e em função da aliança que Deus tinha para com ele, o Senhor constituiu um reino muito sólido para seu filho Salomão permitindo um período de muita prosperidade , glória e poder. Atingindo o maior apogeu da história durante o reinado de Salomão. Dessa forma, uma das tarefas  de Salomão era manter e controlar um grande território que receberá com legado de seu pai.

 

  1. A SABEDORIA DE SALOMÃO

  1. A VIRTUDE DE SALOMÃO 

 

Pedir a coisa Certa:

Uma conceituação bíblica de sabedoria seria a correta compreensão da realidade e a base de uma vida ética e moral elevadas(Jó 11.6; Pv 2.6).Ela se expressa na vida diária em temor (reverência) Senhor (Jó 28.28; Pv 1.7) LER.

 

A sabedoria deve ser aplicada na boa administração e liderança (1 R 10.4,24) 

(José At 7-10 ).

A sabedoria expressa no Antigo Testamento reflete os ensinos de um Deus pessoal, justo e bom, cuja conduta deve ser imitada e exibida por aqueles que temem na vida cotidiana. 

 

Já a sabedoria Grega, cuja principal fonte é o conhecimento perfeito.

Já o conhecimento bíblico não exige conhecimento teórico para fazer-se presente na Lei divina como a prudência que é expressa por aqueles que falam com sabedoria (Sl 37.30)

DIZ - A BOCA DO JUSTO FALA DA SABEDORIA: A SUA LÍNGUA FALA DO QUE É RETO

 

Significado de Justo

substantivo masculino

Quem age ou vive seguindo as normas da justiça e da moral; honesto.

[Religião] Considerado puro diante de Deus; puro: os justos alcançarão os Céus.

 

PV 10.31

A boca do justo produz sabedoria em abundância , mais a lingua da perversidade será desarraigada.

 

A Sabedoria sempre será oriunda de Deus e do conhecimento que se tem dele e do relacionamento que se tem com Ele.  A Sabedoria, portanto, é um dos seus atributos  e uma dádiva que ele dá (Tg 1.5) graciosamente .Tiago 1:5

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.




Conhecimento 

Vem da palavra hebraica yada e é usada para expressar familiaridade com alguém para relacionamento íntimo (Êx 33.17, Dt 34.10)

 

Ex 33.17 Então, disse O Senhor a Moiśes farei também isto que tens dito porquanto achaste graça aos meus olhos e te conheço pelo nome.

 

E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moises. a quem o Senhor conhecera face a face:  intimidade 

 

Portanto , se considerado o relacionamento íntimo, trata-se da comunhão com muita proximidade e afeto. Em se tratando de conhecimento de Deus, sempre que se estabelece esse tipo de relacionamento com Ele, e um dos resultados é a sabedoria divina oriundo desse encontro íntimo.

Se nos relacionamentos humanos já somos enriquecidos com aquilo que outro tem, quanto mais será no conhecimento íntimo de Deus.

 

II- Sábio Pede Sabedoria 

Deus apareceu em sonhos para Salomão e deu a ele a opção de pedir o que quisesse. o Seu pedido demonstrou sabedoria que ele já possuía.

Nesse mesmo sonho ele orou a Deus e Expôs várias coisas que são dignas de nota:

 

1 - Ele reconheceu a soberania de Deus e a forma como agiu no passado, lembrou-se da fidelidade, justiça e retidão de Davi, o seu pai, e da benevolência que Deus usou para com ele, reconhecendo que ele mesmo, Salomão, é fruto dessa bondade divina salomão se viu como escolhido de Deus (1 Rs 3.6)

 

2- Reconheceu a sua fraqueza e mostrou-se  um homem humilde no pedido de sabedoria.

O próprio Salomão escreveu que a humildade precede a honra (Pv 15.33b ) o que se tornou realidade na sua vida.Isso demonstra que ele tinha plena consciência da grandeza da tarefa (1 Rs 3.8), não permitindo que imponência do reinado fosse motivo de prepotencia, mais acima de tudo, demonstrou um autoconhecimento profundo, muito a toda pessoa sábia

 

3- Ele conheceu que nem o povo era dele, nem a coroa que está sobre a sua cabeça, mais que Deus estava acima de tudo e havia elegido um povo numeroso para salomão tomar conta 

 

III- A SABEDORIA NA PRÁTICA DE VIDA

O episódio relevante da sua demonstração de sabedoria, qualidade acompanhada de discernimento e perspicácia, deu -se no caso das duas mães que reclamaram o  mesmo filho. Ele provou qual das duas tinha o verdadeiro sentimento de mãe da criança viva ( 1 Rs 3.16-28).

 

II- A consolidação do poder 

 

  1. A Glória do Reinado de Salomão 

No reino de Salomão houve muitas riquezas para ele e para o povo (1 Rs 4.25).

Havia uma excepcional organização de provisões e suprimentos diários para o palácio do rei, da ordem de três mil quilos de farinha de trigo e seis mil quilos de farinha de outros cereais, dez bois gordos vinte bois de pasto e cem carneiros, afora veados, gazelas, corços e aves doméstica composto de soldados bem equipados e alimentados, em torno de 1400 carros de guerra, 12 mil cavaleiros, além de ter construído 4 mil estábulos para cavalos, que eram negociados no Egito.

 

  1. O orgulho precede a ruína 

QUANDO HOMEM PERDE O TEMOR DE DEUS !

 

Infelizmente até mesmo os homens mais sábios estão sujeitos a queda quando deixam de temer a Deus e entram em caminhos tortuosos. Nesse sentido, Salomão acabou desenvolvendo uma sabedoria idiotizada pelo orgulho e pelo poder. Esses desvios foram chegando aos poucos na vida de Salomão, na medida em que ele foi fazendo pequenos concessões no seu coração e estabelecendo acordos políticos que foram deteriorando sorrateiramente os seus valores espirituais, enganando a si  mesmo a partir da ganância e da sede de poder que foram entrando em seu coração.

 

A pessoa que adquire riqueza e poder e é desprovida de sabedoria leva um vida de prepotência e arrogância ( Pv 16.19, 18.23).

 

Provérbios 16:19

Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.

 

Desse modo, ela vê as pessoas como objetos, e não como criaturas de Deus e nem como seu próximo. As pessoas nessa situação tendem a lutar constantemente para manter os seus status, por isso trata as outras pessoas subordinadas ou em condições de dependência como se nunca fosse precisar delas. vivendo assim uma vida de insegurança, sempre com medo de perder o poder e, por esse motivo não dormem enquanto não maquinam o que fazer para manter -se no controle (Pv 4.16).

 

Provérbios 4:16

Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar.

 

Os desvios de e as suas consequência haviam sido preconizados pelo legislador Moisés , referindo-se ao futuro rei de Israel em Deuteronômio (17.16,17:)

 

Deuteronômio 17:17,18

Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem prata nem ouro multiplicará muito para si.

Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, então escreverá para si num livro, um traslado desta lei, do original que está diante dos sacerdotes levitas.

 

Percebe-se que Moisés, na sua sabedoria, previu os problemas oriundos da ganância e da luxúria, mas Salomão tropeçou exatamente naquilo que Moisés havia lhe prevenido nas suas ordenanças. Nota-se a diferença do coração de Davi para o de Salomão. O primeiro sempre se arrependia dos seus pecados e consertava o erro cometido. Já Salomão não se arrependeu, pois justamente as muitas riquezas, glória e Luxúria causaram-lhe cegueira espiritual e uma quase impossibilidade de arrependimento (ver Lc 18.25). 

O próprio Salomão, enquanto ainda dependente de Deus e não das suas habilidades, disse Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento, reconheça o senhor em todos os seus caminhos, ele endireitará as suas veredas (Pv 3.5,6).

Mas infelizmente, ele deixou de confiar em Deus e trouxe sérias consequências, permitindo que se perdesse boa parte daquilo que ele havia adquirido e organizado. Por isso Deus voltou-se a Salomão e predisse a ruína do seu reino quando os seus filhos assumissem o trono (1Rs 11.9-13).

Dinheiro e ganancia  sexo e lúxuria poder e ambição teriamos assunto para 3 aulas .. aqui

 

III- Construção do Templo 

 

  1. O nobre propósito de Salomão

Foi o Desejo de Davi construir o Templo  para culto a Deus, pois, até então, a arca da Aliança, que simbolizava a presença  de Deus entre o povo, estava guardada numa tenda que Davi havia feito para ela (2 Sm 6.12,17). Davi fez as plantas e desenhou os modelos de como seria o templo que o próprio Deus havia-lhe mostrado ( 1 Cr 25.11-19), mais quando intentou em construir, foi impedido por Deus por intermédio do profeta Natã ( 2 Sm 7.4-13) por ter sido um homem de muitas guerras e mortes ( 1Cr 22.8). Percebe-se, nesse sentido, que Deus já começava revelar a sua não aprovação às guerras e mortes de que o seu povo participava, negando a Davi o desejo de construir o Templo por esse derramamento de sangue. No novo testamento, por meio de Jesus  ( Mt 5.21,22), a Revelação completa de Deus, há vários apelos para que sempre haja paz (Mt 5.9), devendo-se amar os inimigos e orai pelos que nos perseguem ( Mt 5.44).

 

  1. O templo do Espírito Santo 

1 Coríntios 6:19

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

 

A Glória que foi manifestada no templo de Salomão agora é manifestada na comunhão dos irmãos por meio de Cristo e no coração de cada crente regenerado. 

Nós somos o tempĺo e morada do Espírito Santo e dentro de cada crente que torna a morada Do Espírito Santo Jesus Disse Eu derrubarei este templo construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, não feito por mãos de homens (Mc  14.58). 

 

  1. A Glória do Senhor 

Diante dessa Glória vale falar que a glória no ambiente onde mora o Espírito Santo é boa e agradável e suave.

Vale a pena sermos fiéis e andarmos em santidade com o Senhor falar de Jesus !!!

Professor: Fernando Pessoa da Silva Neto - Cuibá Mt,

Aula com comentarista Pr: Claiton Pommerening