Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.2/5 (12 votos)

ONLINE
3

Partilhe esta Página

Aulas Ebd
Aulas Ebd

Construção do templo enfrentou Oposição .

lição de 4, dia 26 de Julho de 2020. Cuiabá.

Introdução:

O grande Tema de Esdras e Neemias é a fidelidade de Deus ao restaurar Judá e Jerusalém Após o fogo do Exílio ter Feito o trabalho de purificação  e o remanescente estar pronto para receber uma segunda chance. 

Três grande Líderes dos Judeus são destacados nessa história: Zorobabel, um príncipe da casa de Davi; Esdras, um escriba hábil na lei de Moisés , e Neemias, o copeiro do rei da Pérsia. Através de suas orações de sua habilidosa liderança, Neemias, o copeiro do rei da Pérsia. Através de suas orações e de sua habilidosa liderança, Neemias foi Bem-sucedido na tarefa de transformar a Jerusalém em uma cidade bastante fortificada capaz de se manter até a vinda do Messias prometido, cerca de quatrocentos e cinquenta anos depois. Três reis persas são destacados na história, e são vistos como instrumentos involuntários nas mãos de Deus para auxiliar na realização dos propósitos divinos: Ciro, Dario e Artaxerxes. 

 

1 - Os Alicerces do templo são lançados 

 

Pra deixar aqui o ponto principal de toda essa História que estamos iniciando no  dia de hoje, e que o senhor agiu diretamente no coração do Rei Ciro, assim despertou o senhor o Espírito de Ciro, nos lembra simultaneamente de duas famosas passagens de Is(44,28 e 45, 1-4,13), onde ele é mencionado até mesmo referido como o Ungido do Senhor . Ali estava predito que ele libertaria os cativos e que construiria o templo em Jerusalém. Josefo sugere que a vontade divina foi dada a conhecer a ciro por meio dessas passagens de Isaías, que alguns Judeus leias levaram ao seu conhecimento. Tenha isso ocorrido ou não, não sabemos, possuímos aqui uma notável predição em um nítido cumprimento e além , disso somos lembrados de que Deus tem uma participação em todos os eventos da história humana. e é ele quem impulsiona o homem as boas ações e aos bons pensamentos, e nada mal pode ocorrer sem sua providência permissiva. 

Em uma mensagem sobre o espírito despertado baseada nesta passagem,  podemos afirmar que: Embora não saibamos qual método ou quais meios despertam o espírito de Ciro, fica Claro que: 

  1. o senhor tomou a iniciativa.
  2. quer ciro conhecesse ou não Deus pessoalmente, ou entendesse a implicação dos seus próprios atos e das suas palavras, o Senhor operou em seu coração e em sua mente para  que ele fosse generoso e sincero na sua resposta.
  3. os resultados da proclamação de Ciro e do seus atos subsequentes tiveram a finalidade específica de tornar realidade o plano de Deus a respeito do retorno de seu povo a Jerusalém, e , consequentemente a restauração do templo. Traduzindo em termos de vida e ministério cristão, isso sugere que :

a- Deus sempre toma iniciativa no processo redentor,

b- ele tem meios de tornar sua vontade claramente conhecida para nós;

c- nossa resposta deve ser sincera e de todo o nosso coração( na verdade, Deus tem Prazer e que isto ocorra);

d- nossas palavras e ações. estejamos ou não plenamente conscientes do seu significado, estarão em específica harmonia com os propósitos de Deus, e irão trazer os resultados corretos, proporcionalmente  a amplitude de nosso comprometimento

 

A Restauração dos Utensílios Sagrados .

Ed (1.7-11)

Ed. (1.4), era política devolver os Deus dos povos conquistados aos seus próprios santuários. consequentemente, ele encorajou aqueles que agora retornavam  do cativeiro a restabelecerem a adoração religiosa á qual eles tinham se acostumado na sua terra natal,Como nosso Deus não é representado por uma imagem, como era as divindades pagãs, Ciro decidiu dar um presente especial aos judeus cativos. ele lhes devolveu os utensílios sagrados que foram guardados na Babilônia durante pelo menos cinquenta anos ou seja desde a destruição de Jerusalém, em 586 a.C.

De acordo com o total fornecido no versículo 11, entre cinco a seis mil utensílios de ouro e prata foram removidos do templo de Jerusalém por Nabucodonosor. Agora eles eram devolvidos aos judeus por Ciro.

eram devolvidos para Sesbazar, príncipe de judá(8). O Nome reaparece em 5,14, onde ele é citado como governador e como aquele que colocou os alicerces do templo.

 

Bacias de ouro e bacias de prata seriam travessas ou pratos de ouro e prata.

Tradutores modernos interpretam as vinte e nove facas como os incensos usados para queimar incenso no templo, Taças de ouro e taças de prata parecem ser recipientes cobertos em contraste com as bacias abertas e semelhantes a pratos também no verso 9.

 

  1. O lançamento dos alicerces foi celebrado com uma solenidade. 

É notável que o número de levitas era muito pequeno (somente setenta e quatro) se comparado com os 973 sacerdotes ) ed 2 (36-39) . os levitas realizavam as funções menos dignas nos serviços do templo, e normalmente eram muito mais numerosos do que os sacerdotes, que eram os verdadeiros descendentes de Arão, o primeiro sumo sacerdote instituído por Deus. Houve um problema com Esdras,a aproximadamente oitenta anos mais tarde (8.15). foi sugerido que, como fizeram os sacerdotes, de fazer os sacrifícios necessários para suportar difícil viagem a Jerusalém, e a viver ali sob os rigores da organização de uma comunidade. uma tentação semelhante surge a muitos cristãos nos dias modernos que , por não receberem posições de maior responsabilidade na igreja , julgam que seus serviços não sejam necessários . O trabalho mais espetacular não tem uma posição de destaque a vista de Deus, diz um comentarista, mais ele procura a lealdade na posição onde ele nos coloca , seja ela aparentemente alta ou baixa.

as ofertas feitas pelos líderes Judeus (2.68-70).

 

O altar Reconstruído, observa-se a festa dos tabernáculos  ( 3.1-6)

Deve se observar que aqueles qu retornavam tinham as devidas prioridades. Mais importante que construir o Tempo era restabelecer a verdadeira adoração a Deus , representada pela edificação do altar. A resposta ao medo que sentiam dos povos das terra não era em termos de armas ou de fortalezas, mais sim em colocar Deus em primeiro lugar, ao construir de novo o seu altar até mesmo antes de providenciar casas para as suas famílias.

Firmaram o altar sobre a suas bases significa colocaram o altar no seu lugar .

 

Com relação ao sétimo mês (1,6) o mês Tisri ( outubro ), mencionado como o período em que teve início essa reconstrução, afirma um comentarista:

 

Era dos meses mais sagrados do ano, porque nele se realizava, no primeiro dia , a festa das Trombetas( Nm 29.1); no décimo dia, a grande festa da Expiação (Nm 29.7 Lv, 16.29), e no décimo quinto dia a festa dos Tabernáculos (Lv 23.34-36,39-44; Nm 29.12-38). Seria difícil encontrar um mês melhor para o início de uma obra tão importante.

 

Com a colocação das últimas pedras do alicerce, realizou -se um elaborada cerimônia.

Os sacerdotes e os levitas vestidos adequadamente, tocaram suas trombetas e seus címbalos, e os corais entoaram em duas vozes o salmo 136. Louvai ao Senhor, porque ele é bom; por que a sua benignidade é para sempre . E TODO POVO JUBILOU GRANDE JÚBILO (11) louvando ao Senhor pelo que ele tinha ajudado a realizar.Houve aqueles ( os velhos, que não participaram da alegria geral.Os que já tinham vivido o suficiente para ver a glória e a beleza do templo de Salomão só conseguiam chorar quando viram qual inferior seria o novo santuário. Mas o seu choro foi sufocado pela alegria do povo.

A partir desse acontecimento, podemos ver que o louvor é sempre apropriado , e principalmente nas seguintes ocasiões :

a- quando Deus começa a atender as nossas orações quando … os edificadores lançaram os alicerces.

b- quandos nos lembramos do amor fiel do Deus eterno- ele é bom … e aus benignidade dura para sempre

c- podemos desperdiçar as Bênçãos de hoje se mantivermos os olhos no passado,

d- Deus pode combinar as tristezas do passado e as alegrias de hoje em uma bênção abundante,13.

 

II Os Samaritanos Opõem-se á construção do templo

1- Entre os moradores da terra estavam os samaritanos.

 

1- Uma oferta de Ajuda é recusada 

ao ouvir que Jerusalém era reconstruída e o tempo restaurado, os samaritanos e outros povos das redondezas perturbaram- se. eles temiam que, se permitissem que os Judeus se estabelecessem em Jerusalém, representavam uma ameaça a sua segurança e ao seu poder, Traiçoeiramente pediram a Zorobabel e Jesua que deixassem que ele Ajudassem a reconstruir o Templo, alegando que eles, como os judeus adoravam o Deus verdadeiro. COMO VÓS, BUSCAREMOS A VOSSO DEUS, COMO TAMBÉM JÁ LHE SACRIFICAMOS DESDE OS DIAS DE ESAR HADOM, REI DA ASSÍRIA, QUE NOS MANDOU VIR PARA AQUI.

Quando foram rejeitados, como naturalmente devem ter suposto que seriam eles imediatamente começaram a atrapalhar os Judeus de todas as formas possíveis. ALUGARAM CONTRA ELES CONSELHEIROS (5) e aparentemente deram uma impressão enganosa sobre os Judeus ao rei da Pérsia. Em todo o caso, os trabalhos de construção foram interrompidos e não foram reiniciados até quinze anos mais tarde, durante o reinado de Dario.

Muitos estudiosos pensam eque a interrupção dos trabalhos de reconstrução do Templo é um simples exemplo da falta de fé por parte daqueles que estavam encarregados da obra. Eles tiveram a autorização de Ciro, a autoridade e a Bênção de Deus no início do empreendimento. Eles, como Neemias, deveriam ter continuado firmes no trabalho apesar de oposição, e Deus certamente teria tornado possível a conclusão do trabalho, conforme haviam planejado. Uma frustração desse tipo, afirma o comentarista, mais de uma vez provou ser eficiente contra aqueles que estão envolvidos na obra de Deus, e levou-os a adotar o caminho mais fácil . Com base em Ageu 1.4, parece que durante esse período de estagnação os Judeus se voltaram para a construção e a decoração de suas próprias casas.