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LiÇÃO 10- AS PROFECIAS DESPERTAM E TRAZEM ESPERAN
LiÇÃO 10- AS PROFECIAS DESPERTAM E TRAZEM ESPERAN

LiÇÃO 10-  AS PROFECIAS DESPERTAM E TRAZEM ESPERANÇA

 

Introdução:

2Pe 1:20  sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; 

2Pe 1:21  porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. 

 

É importante saber que a Bíblia jamais admite interpretação pessoal. Isso significa dizer que não se pode ignorar as especificidades das profecias para compreendê-las ao seu próprio modo. Toda profecia Bíblia possui uma mensagem central. Para compreendê-la é necessário o conhecimento de alguma informações :

Quem profetizou:

 

Conhecer a identidade do profeta é fundamental para interpretação da profecia, Vida experiência dos profetas influenciaram a forma como eles expressaram suas mensagens .

Se Nós observarmos o livro do profeta Isaías, por exemplo, perceberemos que a suas alegorias, metáforas e figuras de linguagem espelham seu caráter contemplativo da natureza, de forma que ele conseguia tomar suas mensagem de forma simples e inteligível.

 

Quem era o alvo 

 

Nem todas as profecias são direcionadas à Israel. Primeiramente, é

necessário fazer a diferenciação entre Israel e Judá, que já haviam se tornado reinos

distintos no tempo dos profetas maiores. Além disso, algumas das profecias têm como

alvo das nações vizinhas desses dois povos descendentes de Abraão. É possível

encontrar profecias para a Síria, Tiro, Etiópia, Egito e ainda outras nações do mundo antigo.

 

Qual era o propósito da profecia

Em Isaías 5, por exemplo, o profeta faz uma descrição da realidade sócio econômica das mulheres de Jerusalém antes do cativeiro e, portanto, retrata as

vestimentas daquelas mulheres. Por falta de conhecimento do contexto histórico,

muitos já fizeram uso daquele texto para defender falar de usos e costumes

específicos.

 

Em que contexto a profecia foi lançada:

 

Só quando entendemos o contexto da profecia conseguimos aplicá-la aos dias

de hoje. Ao estudarmos a ação profética no Antigo Testamento, precisamos ainda compreender a relação do profeta com o povo e com Deus. Era comum usar-se

termos específicos para se referir ao profeta entre eles: Vidente, Atalaia, pastor, homem de Deus.

 

Os profetas Maiores 

 

  1. Os profetas e a profecia 

 

O Profeta

Heb 1:1  Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, 

 

O Ministério dos profetas não era resultante de vontade própria, mas de um chamado divino. Ele era o instrumento de Deus para confrontar ou trazer ao povo uma mensagem.  O profeta era o porta-voz de Deus. Esses indivíduos possuíam características distintas do resto da população, vivendo uma vida reta em santidade. O profeta não vivia exclusivamente da profecia, entretanto, também desempenhando atividades do povo. 

O profeta não vivia em “transe ou êxtase” mas tinha uma vida normal, e como já foi mencionado anteriormente, se envolvia inclusive com a vida política de seu povo. Um exemplo de como o profeta poderia falar por si mesmo acontece quando Natã respondeu a Davi conforme o que lhe parecia bem, porém esta não era a vontade do Senhor:

 

1Cr 17:2  Então, Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo. 

1Cr 17:3  Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra do SENHOR veio a Natã, dizendo: 

1Cr 17:4  Vai e dize a Davi, meu servo: Assim diz o SENHOR: Tu me não edificarás uma casa para morar, 

 

Definição de profecia:

Ao definir profecia no contexto do Antigo Testamento, precisamos entender que esta era a mensagem transmitida da parte de Deus, através de seu mensageiro, para levar a nação a entender a vontade do Senhor.

Observe que, embora grupo de profetas das nações pagãs estivessem acostumados a profetizar em estado de “êxtase” ou “transe”, os profetas do Senhor comunicam sua mensagem de outras formas, em perfeito estado de lucidez. A consciência do profeta continua ativa no processo da visão e o profeta tinha absoluta compreensão do que lhe estava acontecendo. Esta prática de “transe” foi, entretanto, transportada posteriormente para Israel

pelos profetas de Baal e Azera.

 

O recebimento da profecia

A fonte da atividade profética era o contato com Deus. Por meio do contato com Deus, o profeta vivia uma experiência por meio da qual era recebida a mensagem para transmiti - la ao povo. O objetivo da profecia era provocar no povo uma mudança para haver uma adaptação àquilo que Deus queria.

 

A palavra profética era recebida por palavras audíveis, face a face - Deus falava com o profeta (Êx. 33:11). Existem, porém, outras formas de recebimento da mensagem profética: Visões e sonhos (Jó 33:14-15).

 

As visões eram recebidas pelos profetas de forma sensitiva, imaginativa e intelectiva. A visão sensitiva leva este nome porque o profeta a sentia de forma tão realista que tinha a sensação de que o fato estava ocorrendo no exato momento da visão. A visão imaginativa era apenas percebida com os sentidos internos. A visão seria intelectiva quando, por meio dos olhos, o profeta contemplava um acontecimento diante de si, como Ezequiel na visão do Rio Quebar.

Vale ressaltar que o profeta recebia a mensagem de forma clara, ou seja, ele entendia exatamente o que o Senhor queria revelá-lo. Naturalmente, em relação às visões futurísticas o profeta não tinha total compreensão do seu significado. Hoje, porém, quando analisamos a profecia, temos um espaço temporal, geográfico e linguístico muito grande entre nós e o profeta, o que pode trazer-nos alguma dificuldade na compreensão do significado da profecia.

 

Por isso, é preciso pesquisar, analisar e conhecer o contexto político, social, cultural e militar da época em que a profecia foi transmitida. Só assim pode-se compreender o que o profeta estava querendo transmitir para o povo de seus dias e então aplicá-la para nós. Em Hb 1:1 o autor menciona que no contexto do Antigo Testamento Deus falava pelos profetas. Isso revela que os Escritores Sacros da dispensação da graça reconhecem a autoridade do

ministério profético.

 

  1. Os profetas Isaías Jeremias:

Sobre o profeta:

Sugere-se que o profeta Isaías tenha sido criado num lar aristocrático. Foi

contemporâneo dos profetas Oséias, Amós e Miquéias e profetizou nos reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias.

Estima-se que o profeta Isaías atuou entre os anos 740 e 680 a.C. Seu chamado para o ministério profético se dá no ano da morte do rei Uzias e há relatos no texto da morte de Senaqueribe (mencionada em Is 37:37,38), que morreu em 680 a.C.

A tradição judaica nos diz que Isaías morreu no tempo de Manassés, serrado ao meio a mando do rei. Talvez seja a esse acontecimento que o autor de Hebreus faz referência quando escreve sobre o “hall dos heróis da fé”.

 

PROFETA JEREMIAS

“JEOVÁ ESTABELECE”

Jer 1:1  Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim. 

Jer 1:2  A ele veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo-terceiro ano do seu reinado. 

Jer 1:4  Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 

Jer 1:5  Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta. 

 

O profeta:

Contemporâneo de Sofonias, Naum e Habacuque, Jeremias é conhecido como “o

Profeta das Lágrimas”. Nasceu em Anatote, um pequeno vilarejo a três quilômetros de Jerusalém por volta de 650 a.c. no período final do reinado de Manassés.

Jeremias foi um homem materialmente pobre. Nasceu numa família carente e recebeu uma ordem de Deus para que jamais se casasse. Por cerca de 40 anos ele exerceu seu ministério como porta-voz de Deus.

 

Seu ministério inicia-se no período do reinado de Josias, um monarca temente ao

Senhor. Foi este rei que reabre o templo e restaura o sacerdócio. O ministério do profeta estende-se para além deste rei, entretanto, também atuando no reinado de Jeoiaquim, Jeborias e Zedequias. Seu ministério até mesmo estende-se para depois da queda de Jerusalém.

 

Sua mensagem era dura, de forma que o consideravam um trazedor de más notícias e conclui seus dias de profeta em descrédito. Suas palavras contrariavam o povo, até mesmo o rei Jeoiaquim mandou jogá-lo no calabouço porque Jeremias estimulava a rendição à Babilônia.

Jeremias tinha um ajudante escriba chamado Baruque. É creditada a Baruque a

organização das profecias de Jeremias. De fato, a competência de seu trabalho preservou os escritos até os dias de Daniel.

 

  1. Profeta Ezequiel Deus fortalece

 Eze 1:1  E aconteceu, no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, que, estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu vi visões de Deus. 

Eze 1:2  No quinto dia do mês (no quinto ano do cativeiro do rei Joaquim), 

Eze 1:3  veio expressamente a palavra do SENHOR a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do SENHOR.

 

O profeta:

Ezequiel era judeu e filho de Buzi, um sacerdote. Segue para o cativeiro na

Babilônia com aproximadamente 30 anos de idade. Seu livro é datado entre os anos 593 e 573 a.C.

O profeta Ezequiel começa seu ministério no quinto ano de cativeiro, estabelecendo-se em Tel-Abibe junto ao rio Quebar e transmitindo a Judá o porquê do cativeiro, bem como anunciando sua salvação. Sua mensagem era transmitida não apenas por suas palavras, uma vez que vivia na prática aquilo que pregava:

 

Eze 24:15  E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 

Eze 24:16  Filho do homem, eis que tirarei de ti o desejo dos teus olhos de um golpe, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas. 

Eze 24:17  Refreia o teu gemido; não tomarás luto por mortos; ata o teu turbante e coloca nos pés os teus sapatos; e não te rebuçarás e o pão dos homens não comerás. 

Eze 24:18  E falei ao povo pela manhã, e à tarde morreu minha mulher; e fiz pela manhã como se me deu ordem.

 

Além da perda de sua mulher, há ainda outros casos em que Ezequiel carrega sua mensagem na prática. O texto do capítulo 4 Deus ordena que o profeta deite-se, durante 390 dias, sempre do lado esquerdo “e põe a iniquidade da casa de Israel sobre ele” (Ez 4:4) e comendo alimentos cozidos sobre esterco de animais “dei-te esterco de vacas, em lugar de esterco de homem; e sobre ele prepararás o teu pão.” (Ez 4:15).



DANIEL

“DEUS É O MEU JUIZ”

 

O profeta:

Quarto e último dos Profetas Maiores, Daniel era um jovem de família real que foi levado à Babilônia em cativeiro com aproximadamente 16 anos de idade (606 a.C.), no fim do terceiro ano do reinado de Jeoiaquim. Seu livro é considerado o Apocalipse do Antigo Testamento.

O momento exato do chamado de Daniel para o ministério profético não é explicitado no texto. Um ponto interessante sobre as visões de Daniel é que elas lhe são passadas exclusivamente por sonhos ou “visões noturnas”.

Sabe-se que Daniel viveu na terra para onde fora levado até os 90 anos, tornando-se um membro de alto escalão na corte de Nabucodonosor. Tamanhas era a confiança que o rei tinha para com Daniel que Nabucodonosor agraciou-o com as mais altas posições de governo em seu reinado. Daniel também serviu aos reis posteriores a Nabucodonosor: Belsazar, Evil- Merodaque, Nabonido, Dario e Ciro.

A fidelidade de Daniel a Deus faz dele uma referência para os cativos. Desde o começo, decide não se contaminar pelos pecados abundantes na Babilônia, jamais afastando-se do Senhor.

 

II Profetas Menores

 

  1. Os profetas Do Reino Norte 

Particularidades

  • Amós é o profeta que inaugura o período clássico da profecia;
  • Não se sabe muito de Amós além do que seu livro revela:

○ Era pastor, boiadeiro e cultivador de sicômoros;

○ Chamado profeta das três profissões, dizem que era tão pobre que fazia bicos, alternando dentre as profissões;

○ O Senhor o chamou enquanto trabalhava;

○ Amós exerceu seu ministério tanto durante o reinado de Josias quanto de

Jeroboão I;

○ Há quem afirme que era contemporâneo do profeta Isaías;

○ Seu nome significa “um homem de carga”, uma menção à sua origem humilde e trabalhadora;

  • O livro é uma proclamação do julgamento de Deus, conclamando o povo ao

arrependimento e à volta do cumprimento com a aliança com Deus.



PROFETA OSÉIAS

Osé 1:1  Palavra do SENHOR que foi dita a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel. 

Osé 1:2  O princípio da palavra do SENHOR por Oséias; disse, pois, o SENHOR a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR

 

O livro de Oséias nos põe em contato com os excluídos do sistema sociopolítico de Israel. O profeta chega a dizer que o país se prostituiu:

O princípio da palavra do Senhor por meio de Oséias. Disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor.

Oséias 1:2

Essa situação de prostituição atingiu o cotidiano do povo, destruindo a convivência na casa.

No meio de tanta dor, Oséias e seu grupo de compeonses experimentou o Deus do êxodo,

que testemunha a dor do povo e desce para libertá-los. Essa experiência os fez descobrir a palavra de esperança que Deus queria transmitir ao povo naquele momento.

 

O nome Oséias significa “Deus salva”. O profeta exerceu seu ministério no reino do norte:

Israel, poeticamente chamado de Efraim, durante os últimos anos de sua independência.

Podemos situá-lo no final do reinado de Jeroboão II, pouco depois de Amós e um pouco antes da tomada de Samaria pelos assírios.

 

Os dias de Oséias foram de grande prosperidade material. No entanto, a prosperidade veio acompanhada de um declínio moral e espiritual. O livro aborda um veemente apelo ao povo corrompido para que abandone o caminho da perdição pelo bem da nação (Os 5.15).

 

Osé 5:15  Irei e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão.

 

  1. Os profetas Pré exílio 

Joe 2:12  Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. 

Joe 2:12  Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. 

 

Contexto

Joel, conhecido como “profeta pentecostal”, por fazer menção ao derramamento do Espírito Santo (Jl 2.28,32) e cujo significado é “Jeová meu Deus”, foi enviado como profeta ao reino do Sul, viveu em Jerusalém e tinha amplo conhecimento do templo e dos cultos. Joel aparece num período terrível da história. Seus escritos acontecem após a grande devastação da terra pela praga de gafanhotos. Joel situa-se no começo do século 4 a.C.,

significando que ele faz parte do período compreendido como pós exílico.

 

  1. Os profetas Pós- Exílio.

PROFETA ZACARIAS

 

Seu nome significa “Lembrado por Deus”. Há 28 Zacarias na Bíblia, o mais conhecido sendo o profeta Zacarias, mencionado tanto em Ageu quanto no livro de Esdras:

 

A mensagem da profecia

 

O tema do livro de Zacarias é o Reino de Deus, apresentado com variações entrelaçadas com outros temas. A relação de Jerusalém com o Reino é a linha de pensamento que percorre todo o livro.

A reconstrução do templo representa claramente a intenção de Deus habitar naquela cidade que Ele escolheu e que será a peça decorativa dos acontecimentos daquele dia. Quando Jerusalém será exaltada e confirmada, Sião será exaltado e triunfará sobre o mundo dos gentios.

 

III - O livro do Apocalipse 

 

1- Autoria, propósito e destinatário

Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e

guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.

Apocalipse 1:3

 

O livro do Apocalipse

 

Falar sobre Apocalipse é adentrar às câmaras secretas dos grandes mistérios que Deus tem revelado acerca dos últimos tempos. De fato, temos tido o enorme privilégio ao receber parte dessas revelações neste livro da Bíblia Sagrada. O livro de Apocalipse é, sem sombra de dúvida, uma benção de Deus para a edificação da igreja e para seu preparo concernente à volta iminente de Cristo Jesus.

 

Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João,

Apocalipse 1:1

 

O que o estudante honesto deveria fazer com este livro? Deveríamos nos retrair com medo, achando que os acontecimentos assustadores das manchetes sejam o cumprimento das profecias do Apocalipse? Deveríamos orgulhosamente cantar vitórias sobre as forças do mal cada vez que uma nação ou líder ímpio cai do poder? Deveríamos fechar nossas Bíblias diante de nossas perplexidades e incertezas?

 

Jamais! O Apocalipse é um livro que Deus deixou para a edificação da igreja de Cristo na Terra, para que tornemo-nos cada vez mais aguçados aos sinais dos anos: Jesus está voltando.

 

  1. Uma mensagem de Esperança.

 

Apo 22:19  e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro. 

Apo 22:20  Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus! 

 

Devemos confiar no livro da revelação por que ele é nossa esperança !